terça-feira, 31 de março de 2009

Algumas fotos da Oficina de Astrologia:





sexta-feira, 27 de março de 2009

Aviso aos nós!

Elciomar, Andressa, Getulio, Matheus,
Edinho, Giba, Vanessa, Jéssica, Paulo, Michel e Abel
(Bruna e Johnny não tão nessa e Douglas bateu a foto)


Uma boa turma dos inscritos de Música também deram nó (mas foram justificar preocupados) porque tinham uma prova de Karatê, curso que vinham fazendo há tempos e não podiam largar assim... Avisados foram: faltou duas vezes tá fora! Temos poucas vagas pro tamanho do bairro, uma galera querendo, fomos abrir o convite em só 2 colégios dos 11 da área e neguinho não vai fazer corpo mole... A de Música tem lista de espera: faltou, tchau e entra quem tá na reta!

A Oficina de Música contou nessa 1ª aula com 5 alunos e 3 alunas que já ganharam parte da apostila (Johnny prefere ir distribuindo aos poucos porque quando aluno gostava disso) e o par de baquetas que a Drum Shop - nossa apoiadora vitalícia cedeu. Teve teoria e prática já! O professor levou duas baterias pra sala de aula nº 19 da Escola Maria Marli Piovezan.

Um momento especial:
Esse menino que tá sentado na 1ª carteira é o Matheus e tem 13 anos. Ele bateu na porta depois de mais de meia hora de aula porque ouviu barulho de bateria e queria saber se podia entrar e participar... Entrou, sentou, recebeu o material e mandou ver! Ontem nas andanças pelas redondezas ele - de bicicleta porque sabe que carro solta fumaça e a camada de ozônio fura ainda mais - encontrou Edinho e eu e disse que tá treinando em casa, uns amigos dele ficaram a fim de fazer a oficina também e que amanhã ele chega-chegando de novo :)

Isso aí moçada: Pra dentro, frente, cima/riba e avante!

quinta-feira, 26 de março de 2009

1ª aula!

Nesse sábado tivemos a primeira aula da oficina de fotografia. Por alguma razão que eu desconheço, apenas 4 pessoas compareceram. Na próxima aula com certeza teremos mais aprendizes de fotógrafos.

Foi uma aula introdutória. Conversamos sobre vários temas relacionados à fotografia, os quais aprofundaremos nas próximas semanas.

Fizemos também nosso primeiro exercício de olhar: Emprestei algumas revistas e livros de fotografia para que cada um dos meus "pupilos" (ou melhor... pupilas! Eram 4 garotas...) escolhessem uma foto de sua preferência. Depois observamos e conversamos sobre as fotos escolhidas, tentando fazer uma leitura das imagens.

Enquanto as alunas folheavam as revistas e livros, aproveitei pra fazer algumas fotos da turma.


Depois da aula de fotografia, deu tempo de acompanhar o finalzinho da oficina de bateria e fazer algumas fotos:





quarta-feira, 25 de março de 2009

Costas pra alienação

Os caras abriram mão da gravadora que tinham e lançaram o mais recente cd no site deles, deixando livre o quanto você quisesse pagar, mudando assim globalmente o paradigma da música contemporânea e sujando menos o planeta com o papel dos encartes, o acrílico, alumínio e plástico dos cds e caixa. Mais de 1.000.000 de pessoas baixaram o tal, 62% na faixa, de graça, no vascão! É mole?

Contrataram analistas para calcular as conseqüências ecológicas das andanças dessa turnê mundo afora, e a partir disso utilizam iluminação 30% mais econômica no palco, levam seus equipamentos de um país a outro de trem ou navio (que polui menos que avião) e produzem um novo fio a partir da reciclagem de garrafas plásticas: a cada 5 pets se faz 1 camiseta do novo cd da banda vendida nos shows. Pedem pros fãs usarem transportes públicos ou darem/pegarem caronas para chegar aos locais dos shows, escolhidos em locais centrais de acesso mais fácil.

Confesso que depois dessas e outras e de 2h20 de show que vi em São Paulo, voltei ruminando em como usar essa boa influência numa escala menor dentro do PrasBandas também. Uma bela influência mixar música e ecologia nas escolhas e não em discurso vazio, caricato, hipócrita, messiânico, chato...

E segundo Roberta que tá aqui no MSN e foi no show também em Buenos Aires ontem - feriado pelo golpe militar há 33 anos atrás - os ingleses do Radiohead homenagearam os parentes, amigos e/dos mortos pela última (de 6) ditadura militar. Tocaram How To Disappear Completely e o palco ficou azul e branco na cor da bandeira argentina.

Isso é a essência do bom e velho rock'n'roll com pitadas punk na prática mizifio! O resto é pose e alienação, se é que você me entende...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Semeando...

Fomos - Juninho, Clodoaldo, Filipe e eu - agora à noite no Colégio Estadual Alfredo Parodi, convidar os alunos e alunas de todas as turmas pras Oficinas PrasBandas que estão sendo dadas na Escola Maria Marli Piovezan ali pertinho.

A aceitação da moçada foi boa e fizemos 20 inscrições: 3 de Astrologia, 2 de Cinema&Vídeo, 7 de Fotografia e mais 8 da recordista Música, que já estamos fazendo lista de espera, pros interessados que souberam depois entrarem no lugar dos que faltarem.

Prejuízo: Juninho e Clodoaldo
acabaram com as bolachas e café da cantina do Colégio!

Outras portas


Duas professoras amigas vieram me falar no MSN que nos viram/leram no portal dos professores da Secretaria Municipal de Educação; o mais lido da professorada da cidade :)

É a mesma matéria (porém, sem a segunda parte) que a Perin fez pro Jornal do Estado, mas vale a pena registrar aqui, pra gente sacar que nosso público-alvo às vezes vai além do bairro da vez.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Jornal do Estado

A equipe que não deixa Getúlio (esse com o Che no peito): à direita dele estão o irmão Gilberto e Beth da ONG Culturarte; à esquerda, o amigo Caio, Fabiana e Eduardo

Lá Prasbandas do Uberaba
Projeto que coloca bandas independentes em praças
de seus próprios bairros agora tem apoio da cidade
Adriane Perin

Dá pra dizer que foi dentro da cozinha da família do produtor Getúlio Guerra que o projeto Prasbandas nasceu. Caio André Kiel, amigo de infância dos irmãos Guerra, ali do Boqueirão, é testemunha. Foi diante dele que o amigo de infância rabiscou em uma folha de sulfite as idéias para shows de bandas do bairro, no bairro. “Ele tinha essa necessidade de fazer atividades de cultura nos bairros; sempre falou disso. E brincando com uns trocadilhos de fazer algo pras bandas do Boqueirão, veio o nome”, conta, sob o sol escaldante de sexta-feira passada, na praça Renato Russo, no Uberaba, onde começa neste sábado a nova fase do projeto. Aliás, há coisa de um ano, na primeira entrevista sobre o projeto que começava causar bururu, Guerra disse que seu sonho era entrar nos bairros por um tempo antes do show, e da vontade de começar isso na praça do compositor da Legião Urbana. Dito e feito. Esse passo se concretiza com apoio da cidade, através da Fundação Cultural de Curitiba, via Fundo Municipal da Cultura, que lançou edital específico para produção de festivais independentes, do qual o Prasbandas foi o vencedor.
(...)

quarta-feira, 18 de março de 2009

PrasBandas faz invasão cultural no Uberaba

"A invasão cultural da PrasBandas – Mostra Itinerante de Arte Curitibana, com oficinas gratuitas para alunos a partir de 12 anos de idade, acontece no Bairro Uberaba, a partir deste sábado (21). Idealizado pelo produtor Getulio Guerra, o projeto contemplado pelo edital Festival de Música Independente do Fundo Municipal da Cultura oferece cursos de música, cinema e vídeo, fotografia e astrologia. As aulas serão ministradas aos sábados, durante dois meses, na Escola Municipal Maria Marli Piovezan, endereço que já está recebendo as inscrições dos interessados."
(...)

sábado, 14 de março de 2009

Simplicidade

O "menino-propaganda" que Fróis bateu em Contenda/Pr

Hoje fui com o João Acuio na Escola Maria Marli Piovezan onde serão as suas aulas de Astrologia junto à comunidade do Uberaba. Ele descobriu o fácil caminho pela Av. das Torres até lá, conheceu a geminiana Claudete - coordenadora do Comunidade Escola - e já foi pegando os dados pra fazer seu mapa astral e ela já ir sentindo qual é. Ela nos ofereceu café com torta salgada de frango, jogamos ping-pong (perdi pro Acuio que só ganhava da piazada), vimos outros jogando futebol de botão (que o Giba manja e eu nada) e nessas zanzadas dentro da escola notei um menino quieto, sentado, sozinho e com os braços cruzados. Um pouco antes de mostrar a sala de projeção pro Acuio resolvi sentar do lado dele e perguntar:

- Você tá sabendo das oficinas de Música, Cinema & Vídeo, Astrologia e Fotografia que vão rolar aqui?
- Não!
- Qual tua idade?
- 13!
- Tem alguma que te interessa?
- Sim! Cinema & Vídeo...
- Já é! Quer vir? É de graça e começa sábado que vem...
- Quero! O que precisa?
- Só teu nome e telefone por enquanto:
- Claudinei Ribas da Silva... o fone não lembro mas vou lá em casa e pego com o pai.
- Bele!

Ainda não tinha voltado até sairmos,
mas deixei avisado a Claudete sobre ele e fomos embora.
Torcendo pra ele voltar, passar o fone pra ela e vir nas aulas.

Aquela quietude me chamou a atenção :)

quinta-feira, 12 de março de 2009

Oficina de Música

O guitarrista Allan Yokohama e o baixista Luciano 'Marano' Aires do Terminal Guadalupe (na foto tocando no PrasBandas Litoral em Matinhos/PR) foram convidados e gentilmente aceitaram serem os acompanhantes dos alunos e alunas da Oficina de Música coordenada pelo o baterista Johnny Dionysio que inicia agora dia 21 de março na Escola Maria Marli Piovezan no Uberaba.

A oficina gratuita pra comunidade terá 8 aulas teóricas e práticas de Bateria e vai passear por estilos diversos como pop, rock, jazz, mpb, blues, etc., incluindo noções de música em geral. Histórico da Bateria, aquecimento muscular, teoria musical aplicada, coordenação de mãos e pés, leitura de partituras, rudimentos básicos, técnicas de caixa e prática de banda com trilhas pré-gravadas também tá no conteúdo das aulas.

A idéia de chamar a dupla foi pra compor uma música junto com o oficineiro Johnny e seus estudantes, e apresentem no dia 10 de maio no palco que será montado na Praça Renato Russo, ao lado da escola.


Participação constante

Terminal Guadalupe é banda convidada do PrasBandas 5 - Uberaba, mas vem participando do projeto desde sua estréia em 2005, quando Dary Jr. atravessou a cidade pra ficar horas e horas julgando as bandas do PrasBandas 1- Sítio Cercado. No PrasBandas 2 - Xaxim tocaram por um cachê simbólico de 4 camisetas (uma pra cada integrante) e agora a participação da banda será ainda mais parceira.

Poléxia e Anacrônica são as outras duas bandas atuantes da cena curitibana que tocarão no mesmo palco com a gurizada do Uberaba que se inscrever pra tocar.

terça-feira, 10 de março de 2009

Trabalho de Formiguinha

"Eles me querem assim" em Matinhos/Pr no Viva o Verão 2009

Tava atualizando o MySpace agora a pouco e achei essa postagem lá:

Li esse texto em 2001 e achei bem pertinente... De lá pra cá, trabalhei com o Carlos Maltz (Fundador e 1º Baterista dos Engenheiros do Hawaii) por aí, veio o PrasBandas, meu filho e sobrinhos montaram e sairam da toca com banda, a Pati foi pra europa e voltou dizendo que lá os caras fazem som na rua e o Rufatto foi pra esquina das Marechais com seu violão fazer barulho. Seis anos se passaram, e com a net desmembrando o monopólio das gravadoras, a parte do arregaçar as mangas e ir pro palco continua de pé. Leiam... Inclusive, confesso: esse texto foi fundamental e inspirador pra nascer o PrasBandas! :)

Getulio Guerra

Trabalho de Formiguinha

Tenho conversado muito com as bandas que tão começando e pude perceber uma preocupação comum: a gravadora! Não podemos nos esquecer que as gravadoras são empresas que visam o lucro em seus investimentos. Seu compromisso é com o capital e as vendas. Já o artista, no outro lado da balança, tem seu comprometimento estabelecido com a arte e com seu público. O consumidor é a peça-chave nesse relacionamento artista/gravadora e arte/produto.Um grande erro de quem começa um carreira artística é achar que a gravadora é uma ponte para o público e o sucesso. Diversas são as estratégicas adotadas no início da carreira artística para formar e atingir um público. Umas fórmulas mais dispendiosas que outras, outras mais lentas, outras, meteóricas. Mas a meu ver a estratégia campeã é colocar a cara na rua. É fazer show. A platéia é o maior bem que um artista pode sonhar. O aplauso, um momento de êxtase. Portanto, desde o momento da criação da banda e do trabalho, o objetivo deveria ser conquistar o maior número possível de público. A começar com os amigos, vizinhos e parentes... E depois os amigos deles, e assim por diante. Esse é o momento que acontece a divulgação boca a boca, que faz verdadeiros milagres para um artista (parto do princípio de que a qualidade artística é um quesito essencial). Quando esse público se fizer notar pelo volume e pela influência, automaticamente surgirão propostas de várias gravadoras, e a posição de negociação do artista muda completamente. Mas existe também o cenário oposto. Não é de hoje que podemos perceber bandas biônicas, artistas formulados em reuniões de gravadoras, somados a grandes doses de marketing (entende-se: grana), tornam-se produtos de entretenimento que são empurrados goela abaixo dos consumidores pelas rádios e televisões. O objetivo desse tipo de proposta não é a música em si, ela vem em segundo plano. De qualquer forma, sempre recomendo algumas atitudes do tipo: gravar um ensaio em vez de gravar uma demo no estúdio e com a grana economizada produzir um show mais caprichado. Encontrar um empresário que realmente acredite no trabalho é 80% trabalho de formiga e apenas 20% de cigarra. Se energia e dinheiro são necessários para ser investidos, que sejam concentrados na criação e na relação com o público através dos shows. E o resto? O resto é consequência...

Por Antonie Midani que é Produtor Musical e Engenheiro de Som
Revista da MTV Cinco - Ano 1 - Julho de 2001


Foto da vez: Anacrônica é uma banda que com certeza pega e aumenta o público pelos shows que fazem! Por que? Porque fazem isso com um tesão que é só deles :)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mais 7 :)

Rosenilda (Astrologia), Talita, Marinês e Sandra
(Cinema&Vídeo), Daniel e Murilo (Música) e Edvaldo (Fotografia).

Parcial geral das inscrições das Oficinas PrasBandas:
11 Música + 3 Cinema&Vídeo + 1 Astrologia + 2 Fotografia = 17

terça-feira, 3 de março de 2009

10 primeiras

Com a andar da carroagem logo logo falta vaga...

Kelly, Bruna, Evelyn, Paloma, Jéssica, Fernanda, Abel, Pierre, Rafael e John
são as 10 primeiras pessoas que estudam na Escola Maria Marli Piovezan a se inscreverem nas Oficinas PrasBandas: 9 em Música e só o Rafael em Fotografia numa sala com 20 alunos \o/

segunda-feira, 2 de março de 2009

Abertura das Inscrições

O porto da vez nos próximos 2 meses...

3/3 . 14h30
Escola Municipal Maria Marli Piovezan (foto)
Público-alvo dirigido: 30 alunos do Pró-Jovem
- Apresentação do Projeto e Abertura das Inscrições das 4 Oficinas