terça-feira, 23 de junho de 2009

Continuidade...

Johnny Dionysio tá que nem um pinto no lixo!

Entre os "veteranos" (das 13h às 14h30) que estão desde março, agora os novatos (das 14h30 às 16h) também tão tendo suas aulas de bateria.

Logo abriremos novas turmas também das oficinas de Astrologia do João Acuio e de Fotografia do Douglas Fróis.

O Uberaba é o nosso país! dsauhdshauhusda

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dani

Já tinha passado quase 2 meses de aulas de bateria e a mãe do Danielzinho chegou perguntando se podia trazer o filho de 3 anos adshasdhuasdhasd Ela contou que ele adorava tanto bateria, que ficava sempre de boca aberta na igreja vendo tocarem, que suas colheres de madeira da cozinha sempre sumiam e em casa o marido teve que improvisar uma bateria com latas.

Olhei pro Johnny, ele pra mim e diante disso resolvemos
pedir pra vir com ele no próximo sábado e trazer as latas.

Ele é o tipo de aluno que não fala quase
mas chega e te abraça as pernas dando "oi"!

Deu no que deu: sucesso na Praça Renato Russo :)

Foto: Douglas Fróis

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Seu João

O momento mais foda de todo (contando divulgação, oficinas e apresentações) o PrasBandas 5! O que mais me emocionou foi esse senhor analfabeto de 65 anos que é poeta e apareceu com a pastinha cheia de poesias dele. Queria que elas tivessem voz porque ele não escreve e não lê... Recita o que tá na sua cachola pra alguém por perto passar pro papel e ele guardar. Foi falar comigo e tivemos a idéia do Edinho subir com ele ao lado e dar voz as suas linhas. Coisa linda, que cada um que tava lá e que presenciou nunca mais na vida esquece. O meu sonho sempre foi fazer o PrasBandas em praça pública para um catador de papel que tivesse passando, parasse e ficasse ali conosco algumas horas, e esquecesse do seu carrinho. Parece que Deus nos deu um presente maior/melhor com a presença do Seu João naquele domingo! :)

Foto: Edinho e Seu João no PB5 por Douglas Fróis

_|_

domingo, 14 de junho de 2009

WebRock

Hoje estréia o Programa WebRock às 20h
Getulio Caçamba & Fabricio Codorna apresentam...

Por mim, já de cara
Plebe Rude, Os Replicantes, De Falla e BeijoAAForça!
Em homenagem a semana dos namoricos...
Punks e pós também amam :)

terça-feira, 9 de junho de 2009

De frente com Juh!

Qual a imagem que você pretende transmitir do PrasBandas para o público através da divulgação do evento?
Quando moleque trabalhei em agências de publicidade e marketing e descobri que por trás de todo produto ou idéia tem várias pessoas cuidando não só da imagem, como do conteúdo e distribuição disso para o seu público-alvo. Claro que tem muita mentira e manipulação de dados nesse mundo dos business, mas levei sorte do meu padrinho nessa área ser Zeno José Otto – um cara culto mas chucro e grosso. Com ele aprendi que a propaganda tem a intenção de propagar sentimentos também, além dos meros, pobres e cansativos números. O lance na comunicação do PrasBandas é tentar transmitir o sentimento de pertencimento que cada um pode ter. Que cada um ao se deparar com a idéia da mostra, se sinta convidado a participar e saia da toca. Como o Seu João ontem se sentiu; pertencido. Aquilo tudo era pra ele também e chegou chegando!

Que tipo de público você pretende atingir com a divulgação?
Do Danielzinho que em agosto vai completar 4 anos ao Seu João que vai fazer 67 anos. Do piá pobre que usa crack ao sortudo abastado que nem precisa de um emprego pra sobreviver, do velho bêbado que dorme e esquece a mochila na praça à senhora que veio de carro e trouxe a filha, da servente à professora e diretora da escola onde damos as oficinas, do responsável pelos evangélicos ao suíço da ONG que trabalha há anos dentro da favela, das bandas que se formaram ontem às que já tem tempo de estrada. Tanto faz pra quem desde que a preferência seja pra comunidade do bairro da vez e que a bandeira seja da criação própria e na nossa língua. Nada de covers, gozar com o pau do outro – como diria o grande Lobão - nem de mensagens estupidamente subliminares via línguas alienígenas.

Com que finalidade você criou o PrasBandas?
Não tem finalidade, mas meios de ajudar o outro a se conhecer, me conhecer e me ajudar. Parece uma frase clichê, mas na prática há trabalho pra uma vida toda nessa brincadeira séria. Ajudar o outro a se expressar e se conhecer é um norte amplo, geral e irrestrito que o fim só o futuro dirá. Não é à toa que a Astrologia e sua ciência deram o pontapé inicial no projeto todo e direcionam seus próximos passos.

O que você espera para o futuro do projeto?
Mais crescimento, organização, abrangência e brodagem. Estruturar e complicar cada vez mais suas intenções intrometidas. Rodar vários bairros, aumentar as oficinas com mais módulos em outros horários e em outras escolas, chegar em mais pessoas, comprar espaços fixos onde se possa criar raízes, troncos, caules, flores e frutos vida afora. Quero que todos os meus amigos que ontem trabalharam de graça e hoje ganham um pouco, ganhem mais também e que suas rendas principais venham do projeto. Mas mais do que grana, que eles se safem psicológicamente desse mundo louco, desse futuro hostil. Que o comunismo do Marx, o anarquismo do Freire e a psicologia do Gurdjieff nos desburocratize e nos faça mais amigos, irmãos queridos e companheiros de intromissões Uberabas adentro!

Como o público recebeu o projeto no início? E como recebe agora? Houve alguma alteração (progresso)?
São vários níveis de recepção. Cada pessoa compreende as intenções de acordo com seu nível de carência, egoísmo e altruísmo. Há as que só vêem nele uma forma de aparecer: chegam, pipocam e saem de fininho. Outras vislumbram a possibilidade de mudar o mundo: o seu, ali, na esquina, e se envolvem cada vez mais. Com o apoio da Fundação Cultural, facilita pra mídia pautar, os céticos parecem começar a abrir os olhos e os fãs velhos enchem os olhos d’água porque entendem que isso pode realmente acordar outras pessoas.

O que mudou depois de ter conseguido apoio da Lei de Incentivo à Cultura?
Mudou que agora temos que lidar com cifras, planilhas, planejamentos e fazer disso ações maiores. Hoje paga-se oficineiros, web designer, divulgadores, seguranças, apresentador, palco, som, luz, taxa pra usar a luz na praça, taxa pra usar a praça, bandas convidadas, não se cobra inscrições e nem ingressos. Sendo grana pública, entendo que temos que ser o mais transparente e parcimônico possível. Não sei se chegamos a mais pessoas nessa retomada (até porque contar sem bilheteria é impossível), mas quem está aprendendo nas oficinas não esquecerá disso jamais na vida. E isso não é macumba pra turista, não tem a ver com quantidade de votos, mas qualidade de vida. Quero que nossa influência na vida desses alunos e alunas seja positiva, e pelo visto tá sendo.

Quais são as empresas colaboradoras através da renúncia fiscal?
Ainda nenhuma. Algumas ainda estão avaliando as intenções e posturas do projeto na rua, pra ver se a nossa idéia presta e funciona de acordo com as intenções e posturas mercantilistas deles. O capitalismo em si tá nada interessado nas necessidades verdadeiras das pessoas mas sim na estatística de como empurrar cada vez mais o seu produto (muitas vezes inútil) pro comprador e transformar ele num dependente. Mas depois de terminar um documentário sobre essa 5ª edição, o próximo passo é bater simpática e calmamente nas portas dos diretores de marketing de grandes empresas curitibanas, a fim de mostrar pra eles que nem só de cifras vive o homem. Se querem seus nomes linkados a grandes e sérios projetos sociais, essa é a hora!

Por que você escolheu desenvolver o projeto nas periferias de Curitiba? Qual é o intuito? Que tipo de consciência você pretende despertar nas pessoas?
Despertar a consciência de si! A velha e chata tríade: quem somos, de onde viemos e pra onde vamos? Quando as pessoas são incentivadas de verdade a se manifestar, vêem em si os medos e se fecham, ou as alegrias e se abrem pro novo. A intenção é se intrometer na vida do Seu João analfabeto, na do Danielzinho virtuosinho. Eles aproveitaram a oportunidade com alegria e não tiveram medo do novo... Vamos pras regiões da periferia onde se tem menos grana e informação. Somos intrometidos, lembra? (risos) Despertar o potencial criativo em quem já tem isso potencializado em escolas particulares desde criança acho descomprometimento social. Amigos políticos me dizem que isso que estamos fazendo é trabalho pro governo, mas eles como funcionários públicos também não fazem porra nenhuma a não ser justificar que não conseguem. Logo, nós vamos fazendo. Na medida do possível, comendo pelas bordas, com carinho, autonomia e vergonha na cara. As desculpas furadas, deixamos pra quem pode.

Você julga a comunicação do PrasBandas eficiente?
Ou acredita que algumas coisas precisam mudar?
Ela é mambembe, simples, humana, funciona bem mas pode ser melhor. Como fiquei vendo burocracias mil, dessa vez ficou quase toda nas costas do Edinho – que a fez maravilhosamente, com tesão, vontade e paciência. Tudo pode ser melhor e deve mudar, do mundo até nós mesmos. E é por isso que esse projeto está na rua de novo: pra sermos melhores nessa vida. Parar de olhar só pro próprio umbigo e desdenhar a impossibilidade de transformar algo em nós e no outro. Ter mais visibilidade em outdoors, carros de som, bonés, camisetas, canecas, cuecas, meias, jingles nas rádios, blitz promocionais com gostosonas nas esquinas e o escambau é mole; é só ter grana e pronto. Qualquer picareta faz. Agora, fazer dessa visibilidade algo verdadeiro e natural não é da noite pro dia e não é pra qualquer Zé Ruéla. Nós somos foda porque somos humildes. Trabalho de formiguinha, sempre. Mas, trocando em miúdos, o maior desafio do PrasBandas é crescer na estrutura e no conceito ao mesmo tempo, proporcionalmente.



A Juh Krainski é estudante de Comunicação Institucional na UTFPR - Universidade Federal Tecnológica do Paraná e me pediu essa entrevista pra um trabalho. Foto: Aline Kurzlop

sábado, 6 de junho de 2009

Faltam poucas horas...

Hoje foi o último ensaio com a turma de alunos da
Oficina de Bateria pra apresentação amanhã na praça!
Renato, Filipe, Edinho, Allan, Marano, Leandro e Johnny.

Renato usou a mesma sala que o Johnny deu aula
pra fazer stencils do PrasBandas em moletons.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Faltam 2 dias!

SMMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Cartaz ao lado do cafézinho na entrada do protocolo

Colégio Estadual Conselheiro Carrão
Os livros que doamos e a bibliotecária Solange
Uma biblioteca com apoio da C&A com dvdteca e tudo, é mole?

Terminal do Carmo
Cartaz ao lado da catraca de entrada/saída

Terminal do Capão da Imbuia

Por Tatiane Buzzetti :)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Separe!

Empresas do Uberaba nos apoiando

Poderemos colocar o lixo que produzirmos domingo na praça em lixeiras coloridas (aquelas que indica onde você coloca o vidro, papel, metal e plástico) emprestadas pela Só Lixeiras.
E Renatinho vai poder fazer stencils em camisetas, moletons e muros das casas de quem autorizar com a logo PB com as latas que a Tintas Cor Nova vai nos fornecer.
É isso. Gente do pedaço sacando que não estamos brincando...


Mais Inscrições

Edinho e eu
acabamos de chegar em casa e conferindo o e-mail, mais 3 inscrições de bandas e 1 inclusive do colégio que acabamos de passar: Anibal Cury. Inclusive um colégio com layout de presídio: Muros de 4 metros de altura mais arames farpado, 2 portões à chave pra entrar e fora 8 câmeras (que serão em breve 20) pelo colégio todo, policiando tudo. Nem fui no WC de medo :p Acho que se aluno fugir dali leva chumbo dsauhdshusad Enfim, tristes modernidades de um ensino público.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Boas

Hoje conseguimos prorrogar a autorização da utilização da Praça Renato Russo na Secretaria Municipal do Meio Ambiente das 12h até às 19h, dando luz 'insuficiente" para acendermos o telão e mostrarmos pra comunidade o DOC PB que o Allan Yokohama (que também tá tocando guitarra junto com o Marano no baixo com a molecada da oficina de bateria) tá filmando e editando com imagens da correria no Uberaba, desde as oficinas até à divulgação nas escolas e rua, depoimentos da equipe, oficineiros e alunos, etc, etc.

Outra boa notícia... Voltando pra casa hoje o Leandro Polisseni me liga dizendo que tava no Terminal do Capão da Imbuia e tinha um cartaz nosso colado ao lado daqueles espaços onde a galera procura emprego! Amanhã ele bate foto - a Tati também disse que vai bater - e manda pra gente colocar aqui :)

PrasBandas 5 na área de serviço!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Doações

Walter diz:
como está funcionando as entradas?
livres ou livros?

PB5 | Faltam poucos dias... diz:
livre e leva livro quem lembrar e entender o porque ; )

Walter diz:
;)

Panfletos

Fizemos 10.000 desses
e até domingo vamos desovar tudo pelo Uberaba:
escolas, comércios, igrejas, praças, mão à mão na rua!