quarta-feira, 28 de abril de 2010

Curitiba 12 Horas - Atrações


Sábado, dia 8 de maio das 10h às 22h no Parque Peladeiro (R. Antonio Moreira Lopes-Cajurú) e no Parque do Semeador (R. Des. Carlos Pinheiro Guimarães-Bairro Novo/Sítio Cercado) Curitiba vai ser mais rockeira com o evento Curitiba 12 Horas.

Bandas locais como Blindagem, Relespública, Maxixe Machine e Giovanni Caruso e O Escambau vão fazer ferver junto com espetáculos de dança de Tatiana Asinelli, teatro com Romeu e Julieta + Henfil Já!, poetas Edson De Vulcanis, Ivan Justen e Luiz Felipe Leprevost, Trip Circo + artes visuais de Magoo e Mario Augusto, culminando com o show d'Os Mutantes no Parque do Semeador pra fechar a noite.
Em parceria com a Homem de Ferro Produções Artísticas que tá coordenando o evento, PrasBandas esteve na seleção junto com Emanuel Moon e Giovanni Caruso (ex integrantes da Relespública e Faichecleres) de 4 bandas autorais, com letras em português de cada Regional que estarão tocando no mesmo palco das citadas acima. São elas: Narciso Nada, Macumbaria, Gás Pimenta, Freakadelicos (Regional Cajuru), 5 Graus, Ervilhas Astrais e Kakarottos (Regional Bairro Novo).

Agende-se e refestele-se,
porque não é todo sábado que se tem tudo isso junto e de grátis!



quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pras bandas do Bairro Novo e Cajuru

CURITIBA 12 HORAS
SELEÇÃO DE TALENTOS

REGULAMENTO

DAS NORMAS GERAIS

Art. 1º A “Seleção de Talentos do Curitiba 12 Horas” se destina à escolha de bandas para apresentação no evento a ser realizado pela “Homem de Ferro Produções Artísticas”, com apoio Fundação Cultural de Curitiba, no dia 08 de maio de 2010, das 10 às 22 horas na Praça do Semeador (Regional Bairro Novo) e no Parque dos Peladeiros (Regional Cajuru).

Art. 2º Seu objetivo geral consiste na promoção da socialização e no estímulo aos músicos e compositores das Regionais acima referidas, por meio da apresentação pública de suas músicas, possibilitando a divulgação do trabalho desenvolvido, bem como a valorização e fomento da produção musical local.

Art. 3º A seleção é destinada a “Bandas de Rock”, de música própria, que comprovadamente sejam integradas por ao menos um músico residente na área da Regional em cujo evento a banda tenha realizado a sua inscrição.

Art. 4º Serão selecionadas 04 (quatro) bandas de cada Regional. As bandas selecionadas farão parte do evento Curitiba 12 horas, que será realizado em horário a ser oportunamente fixado e do qual as bandas serão avisadas com a antecedência devida, de modo a assegurar tempo para ensaios e viabilização de outros detalhes de produção das apresentações”.

Art. 5º Os integrantes menores de 18 (dezoito) anos, deverão apresentar à organização do evento autorização escrita dos pais ou responsáveis legais, sendo que ao menos um dos responsáveis deverá se fazer presente durante a apresentação da banda.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 6º As Inscrições para a “Seleção de Talentos do Curitiba 12 Horas” estarão abertas de 05 até 20 de abril de 2010, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h nos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba das Regionais Bairro Novo e Cajuru. Art. 7º A ficha de inscrição conterá:

a) nome da banda e de cada um de seus integrantes (nome civil e nome artístico, se for o caso);
b) endereço do responsável pela banda;
c) número de telefone e e-mail de contato;
d) relação das músicas a serem apresentadas, cuja quantidade deverá ser ajustada para um
show de no máximo 20 (vinte) minutos;
e) identificação das músicas inéditas ou lançadas;
f) nomes (civil e artístico, se for o caso) do(s) autor(es) das letras e melodias; e
g) breve descrição do histórico da banda.

Art. 8º Para a efetivação da inscrição é necessária a apresentação da ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada de um CD com o registro musical das músicas que irão compor o show. As faixas devem ser gravadas em formato MP3 e, em arquivo anexo no formato Word, deverão ser relacionadas todas as composições, na seqüência da gravação, contendo os nomes das músicas e dos seus compositores, bem como as respectivas letras na íntegra.

Parágrafo único. O tempo total da gravação em MP3 não poderá exceder 20 (vinte) minutos.

DAS COMPOSIÇÕES

Art. 9º As composições deverão ser formadas por letras e músicas, não sendo admitidas músicas somente instrumentais. Serão admitidas tanto as composições inéditas quanto aquelas que já tenham sido apresentadas em eventos de gênero semelhante ao presente ou que já hajam sido gravadas e/ou premiadas.

DA AVALIAÇÃO

Art. 10 Os critérios de julgamento na seleção serão os seguintes:

I – quanto às composições:
a) letra;
b) melodia;
c) arranjo.
II – quanto à interpretação:
a) ritmo;
b) afinação.

Art. 11 Os grupos selecionados integrarão a programação do evento “Curitiba 12 Horas” da respectiva Regional, realizando seu show no palco principal, em horário a ser definido quando da montagem da grade de programação, o qual será oportunamente informado a cada banda.

Art. 12 A comissão julgadora será composta por 3 (três) pessoas com conhecimento na área, indicadas pela “Homem de Ferro Produções Artísticas” e pela Fundação Cultural de Curitiba.

DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Art. 13 Não haverá nenhuma espécie de remuneração para os grupos vencedores da seleção.

Art. 14 Os participantes deverão estar cientes de que sua voz ou imagem poderão ser livremente gravadas e/ou transmitidas por rádio, televisão ou qualquer outro meio de comunicação, visto que a seleção ocorrerá em espaços abertos ao público.

Parágrafo único. Em face dessa circunstância, a “Homem de Ferro Produções Artísticas” e a Fundação Cultural de Curitiba ficam isentas de qualquer responsabilidade pelo eventual uso indevido da voz ou imagem captadas durante o evento, cabendo aos participantes adotar as providências cabíveis, diretamente em relação àqueles responsáveis pelas gravações e/ou
transmissões.

Art. 15 A organização do evento não disponibilizará músicos para acompanhamento e/ou instrumentos para apresentação, cabendo a cada banda arcar com o ônus da viabilização desses meios.

Art. 16 A organização do evento disponibilizará para os candidatos palco, operador de som e os equipamentos de som mínimos, necessários à viabilização das apresentações.

Art. 17 A organização do evento não se responsabiliza por materiais enviados com defeito ou informações incorretas prestadas pelo candidato e que possam implicar na desclassificação da banda.

Art. 18 O material de inscrição não será devolvido para os candidatos, sendo descartado após 30 (trinta) dias contados da finalização da seleção.

Art. 19 Quaisquer outras ocorrências não previstas no regulamento serão julgadas e decididas pela organização do evento.

sábado, 3 de abril de 2010

Colorado de Maézinho

Com sabor de pinhão
Por Cristiano Castilho

Quem disse que no Paraná não há samba? Na década de 1940, a Vila Tassi era o reduto de pandeiros e violões animados. A região, que levava o nome do proprietário daquelas terras, era o reduto dos trabalhadores da estação ferroviária e abrangia parte do que é hoje a Vila das Torres e o Jardim Botânico.

Com o intuito de relembrar os ziriguiduns das araucárias, o curitibano João Carlos de Freitas lança no próximo dia 10 o livro Colorado – A Primeira Escola de Samba de Curitiba. Nomes que fizeram a história do samba no Paraná, como Maé da Cuíca – que não deixa de sambar aos 83 anos de idade –, Mamangava, Mutum, Menga, Binho, Dalvino e Ceguinho estão na obra, que faz parte de um projeto que contempla também o lançamento de um disco com releituras daqueles sambas, para lá de originais.

“O que as escolas de samba do Rio fizeram na década de 1970, acelerar a bateria, por exemplo, já era feito aqui”, conta Freitas.

Prova são os espaços Piti Fubá, Nilo Samba Choro, Faustu’s, Villa das Artes e Bar Botafogo e as bandas cúmplices Simplicidade, Samba Saudade, Grupo do Cepo e Combinado Silva Só. Um projeto inédito fará uma seletiva musical todos os meses, até novembro, e no próximo ano será gravado um CD com os 11 me­­lhores sambas regionais. Os vencedores do mês serão escolhidos por um júri e, no último domingo de cada mês, os selecionados vão participar do Samba do Compositor Paranaense, na Casa Latino-Americana do Paraná (R. João Manuel, 140 – São Francisco).

Serviço:

Lançamento do livro Colorado
A Primeira Escola de Samba de Curitiba.

Dia 10, das 15 às 19 horas. Sociedade 13 de Maio
(R. Clotário Portugal, 274 – São Francisco).